domingo, 31 de março de 2013

Carré de porco com cachaça


Ingredientes 

. 1 carré de porco (mais ou menos 1,2 kg)
. 3 xícaras de cachaça
. 1 1/2 xícara de vinho branco seco
. Sal e pimenta-do-reino moída na hora
. 4 folhas de louro
. 1 cebola
. 2 cabeças de alho
. 12 fatias de bacon fresco
. 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
. 1 colher (chá) de tomilho
. 1/2 xícara de creme de leite fresco
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 2 colheres (sopa) de caldo de carne 

Modo de preparo

De véspera, tempere o carré com 1/2 xícara de cachaça, o vinho, sal, pimenta, louro, a cebola picada e os dentes de alho cortados ao meio, conservando a casca. Numa tigela, deixe as tiras de bacon marinando em meia xícara de cachaça por aproximadamente seis horas. 
Retire o carré do tempero, faça pequenos furos e enfie o bacon. Coloque-o em uma assadeira polvilhada com o açúcar mascavo e leve para assar em forno forte por 25 minutos. Retire o carré da assadeira e mantenha-o quente.
Ao suco que se formou na assadeira acrescente o tomilho, a cachaça restante, o creme de leite, a manteiga e o caldo de carne. Cozinhe até se reduzir pela metade. Acerte o sal. Fatie o carré entre os ossos e regue com o molho antes de servir.

Fonte: M de Mulher

Carré suíno na pressão




Ingredientes
10 carrés suínos
3 limões
1 1/2 copo (americano) de água
7 dentes de alho
3 cebolas médias
Sal a gosto
Orégano
3 caldos knorr de bacon
Extrato de tomate

Modo de Fazer

Coloque os carrés dentro de uma bacia e esprema os limões em cima deles
Bata no liquidificador o alho, 1 cebola, o caldo knorr, 1/2 copo de água e sal a gosto, deixe bem cremoso
Distribua esse creme sobre todo carré para que ele pegue bem o tempero, 20 minutos é o suficiente
Corte as 2 outras cebolas e divida em pratos separados
Com uma parte forre o fundo da panela de pressão
Coloque o carré sobre a cebola, tampe e leve ao fogo
Quando começar a chiar deixe por 20 minutos e tire a pressão
Abra e tire todo o carré da panela
Pegue o caldo, misture extrato de tomate, adicione 1 copo de água (americano)
Tire todo caldo da panela
Coloque uma parte do carré dentro da panela, cubra com a cebola que sobrou, uma parte do caldo que adicionou o extrato
Jogue orégano, a outra parte do carré, o que sobrou do caldo e leve ao fogo
Quando começar a chiar deixe por mais 20 minutos
Tire a pressão

Fonte: Tudo Gostoso

Mensagem de Páscoa



Páscoa significa renascimento, renascer. Desejo que neste dia, em que nós cristãos, comemoremos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações. Que neste momento tão especial de reflexão possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças. Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais, porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida e um eterno ressurgir. Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, tu estas conosco em nossos corações, porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti, você jamais o faz. Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquece disso. Esquecem de ti e do teu sacrifício Quando agridem seu irmão, Quando ignoram aqueles que passam fome, Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação, Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo, Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso, um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor. Jesus... Conceda-me a graça de ser menos egoísta, e mais solidário para com aqueles que precisam. Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo não importa quão difícil seja meu caminhar. Obrigado Senhor, Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter. Por minha vida e por minha alma imortal. 

Obrigado Senhor! Amém. 

 Feliz Páscoa!

sábado, 30 de março de 2013

Bolo Zebra


Ingredientes:

4 ovos grandes, a temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1 xícara de leite, a temperatura ambiente
1 xícara de azeite
2 xícaras de farinha de trigo
1/3 colherinha de baunilha
1 colher de fermento em pó
4 colheres de cacau em pó

Modo de preparo:

Comece preparando a massa do bolo. Numa tigela combine o açúcar com os ovos. Com uma batedeira elétrica bata até que a mistura esteja cremosa e mais clara. Adicione o leite e o azeite e continue batendo.

Numa outra tigela combine a farinha de trigo e o fermento em pó. Adicione estes ingredientes à mistura de ovos, junto com a baunilha, e bata até que a massa fique suave e bem integrada. A massa não pode ficar muito pesada nem muito liquida. Divida a massa em duas partes iguais. Em uma delas adicione o cacau e misture bem para combinar.


Unte uma forma de 23cm com azeite. Agora começamos a colocar a massa na forma para obter o efeito zebra. Para fazê-lo, coloque no centro 3 colheres da massa de baunilha. Depois coloque 3 colheres da massa de chocolate, bem no centro e por cima da baunilha.

Você não precisa esperar que a massa cubra todo o fundo da forma. Ela irá se ajeitar sozinha. Continue colocando um pouco de cada massa deste jeito até usá-la por completo.






Asse no forno durante 40 minutos, verificando que fique bem assada. Depois retire e deixe esfriar e poderá começar a degustá-la.

Você também pode cobrir com a cobertura que quiser!



Gostaram da ideia de fazer o bolo com forma de zebra? 



Páscoa: Aprenda a fazer uma sobremesa em formato de cenoura




Ingredientes
4 cenouras pequenas raladas no ralo fino
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
óleo para untar
Cobertura
500g de foudant pronto
corante colorido comestível líquido laranja



Modo de Preparo:
Em uma panela misture a cenoura, o açúcar, uma xícara (chá) de água e leve ao fogo médio deixando cozinhar até começar a formar uma calda encorpada. Acrescente o chocolate, misture e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até formar uma massa e desprender do fundo da panela (cerca de 15 minutos). Despeje em um prato untado com óleo e espere esfriar. Com as mãos untadas pegue pequenas porções da massa e modele em formato de cenourinhas (cones). Reserve.

:
Prepare o fondant de acordo com as orientações da embalagem, deixando-o bem fluido. Tinja com o corante no tom desejado, misturando bem para que fique uniforme. Com auxílio de um garfo, banhe as cenourinhas uma a uma, cobrindo-as com o fondant. Escorra bem o excesso e coloque para secar sobre papel de alumínio untado. Espere secar e embrulhe como gostar ou coloque em forminhas para docinhos.

Dicas:
- Mantenha o fondant em banho-maria enquanto banha as cenourinhas, para que não fique muito espesso.
- Esta massa serve para modelar ovinhos de Páscoa ou outros docinhos.
- Deixe as cenourinhas mais divertidas: recorte papel laminado verde em filetes e grude na extremidade maior quando estiverem quase secas.

Fonte: Viva Bem

Tacinhas de chocolate


Passo-a-passo:
Pra começar, derreta um chocolate de sua preferência.
Encha algumas bexigas de festa. Deixe-as com o tamanho parecido com o da foto.
Depois, mergulhe a parte de baixo das bexigas no chocolate, mas espere esfriar um pouco, senão as bexigas vão estourar, antes da hora!!
Unte uma forma, e coloque uma colher de chocolate derretido, para colocar em cima dela a bexiga que você mergulhou no chocolate. Assim sua tacinha terá uma base.
Se tiver um freezer para levar a forma melhor. Mas caso não tenha, espere o chocolate secar por completo, para então estourar as bexigas.
Depois disso é só você escolher como completar a sobremesa. Pode ser sorvete, salada de frutas etc.Lembrando que não pode ser nada quente, senão a tacinha derrete!!!
Agora é só se deliciar com essa dica!!

Sobremesa especial: Torta de Páscoa



Ingredientes

Pão de ló

- 4 ovos

- 2 xícaras de açúcar

- 1 xícara de chocolate em pó

- 1 xícara de farinha de trigo

- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

- 1 colher (sobremesa) de manteiga

- ½ xícara de leite


Recheio 1

- 300g de Damascos La Violetera

- 300g de Ameixas sem caroço La Violetera

Recheio 2

- 400g de creme de leite fresco (nata)

- 100g de doce de leite

 Cobertura

- 200ml de creme de leite

- 200g de chocolate em barra amargo

Modo de Preparo Recheio 1: coloque em uma panela separadamente os Damascos La Violetera e as Ameixas La Violetera com 200ml de água e deixe ferver por cinco minutos.

Bata no liquidificador: primeiro os Damascos já fervidos, até virar um creme e reserve. Depois bata as Ameixas já fervidas até virar um creme e reserve.

Modo de Preparo Recheio 2: bata na batedeira o creme de leite e quando já estiver firme acrescente o doce de leite. Misture bem.

Pão de Ló: bata primeiro as claras em neve e depois acrescente as gemas. Coloque o açúcar e continue batendo bem. Acrescente a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento em pó. À parte, ferva o leite com a manteiga que irá ser despejado fervendo sobre a massa. Bata mais um pouco, asse em forma redonda untada com manteiga e farinha de trigo.

Cobertura: pique o chocolate e acrescente o creme de leite. Leve ao micro-ondas por dois minutos e mexa até o chocolate ficar homogêneo e brilhante. Deixe esfriar.

Montagem: corte o bolo ao meio duas vezes, de forma longitudinal, ficando dividido em três partes. Recheie a 1ª fatia do bolo com creme de doce de leite e por cima o creme de damascos. Coloque a 2ª fatia do bolo por cima e recheie com o creme do doce de leite e por cima a ameixa. Depois coloque a última fatia de bolo, por cima o creme de doce de leite e então a cobertura de chocolate. Enfeite com ovinhos de chocolate.

Dicas: se não quiser fazer a massa de pão de ló desta receita, já existem misturas de pão de ló de excelente qualidade nos supermercados. Ou então compre ou encomende o pão de ló nas panificadoras, depois é só rechear.

Tags: receita páscoa, receita torta, receita torta de páscoa, receitas, sobremesa páscoa, torta de páscoa

Fonte: la violetera

Aprenda como fazer biscoitos divertidos com glacê fluído



Favorito das crianças, o biscoito decorado pode ser o charme do café da tarde no domingo de Páscoa.



Para chamar atenção das crianças não basta ser gostoso, tem que ser bonito também, certo? O biscoito decorado com glacê fluído sem dúvida fará o maior sucesso com adultos e crianças no dia de Páscoa. Experimente!


Ingredientes:

Massa
200g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar refinado (160g)
1 ovo (cerca de 60g)
1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)
4 xícaras (chá) de farinha de trigo (440g)
3 colheres (café) de fermento em pó (6g)
½ colher (chá) de sal (2,5g)

Glacê Real
4 e ½ xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro (517,50g)
8 colheres (sopa) de água (120ml)
3 colheres (sopa) de pó para merengue (60g)
corante alimentício em gel, da cor de preferência
Água para afinar

Modo de fazer:
Massa
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar, até ficar cremoso. Junte o ovo e a essência e bata até homogeneizar. Sem bater acrescente a farinha peneirada com fermento e o sal. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Abra a massa entre 2 pedaços de plásticos até atingir 0,5cm de espessura e modele os biscoitos com um o cortador escolhido. Acomode-os nas costas de assadeiras levemente untadas com manteiga. Asse-os no forno preaquecido até dourarem. Deixe que esfriem completamente.

Glacê Real
Na batedeira, bata o açúcar com a água e o pó até obter um merengue firme. Divida-o em porções de acordo com número de cores que vai utilizar. Mantenha-as cobertas com pano úmido até o momento de decorar.

Decoração:
Coloque uma parte do merengue em um saco de confeitar com o bico perlê de 1mm (nº 2 ou 3) e contorne cada biscoito. Espere secar. Adicione cerca de 1 colher (café) de água às demais porções de merengue para que fiquem mais fluidas, e coloque-as em saquinhos plásticos resistentes.Faça um pequeno furo em uma das pontas. Preencha cada biscoito com o glacê mais líquido e bata o biscoito delicadamente na palma da mão para que o glacê se espalhe uniformemente. Em seguida, pingue o glacê colorido de acordo com o desenho desejado (bolinhas, corações, listras, etc). Mantenha-os na posição horizontal até secarem completamente (cerca de 4 horas).

Dica: Caso queira substituir a manteiga por margarina, utilize somente as que contenham teor igual ou superior a 70% de lipídeos na sua composição.

Rendimento: Cerca de 25 unidades

*Receita cedida pela marca União

Fonte: Bolsa de Mulher

Torta Bacio é uma opção sofisticada de sobremesa


Massa, calda, cobertura, recheio e brilho: sofisticação e sabor com um doce de dar água na boca


Almoços especiais, na maioria das vezes, pedem sobremesas igualmente especiais, certo? A torta bacio atende às expectativas daqueles que preferem os doces mais sofisticados. Veja a receita dessa delícia para o almoço de Páscoa!


Ingredientes:
Massa
¾ de xícara (chá) de açúcar refinado (120g)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (110g)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó (6g)
1 pitada de sal
¼ de xícara (chá) de chocolate em pó (25g)
¼ de xícara (chá) de água quente (50ml)
¼ de xícara (chá) de óleo (50ml)
4 gemas (cerca de 80g)
1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)
4 claras em neve (cerca de 160g)
Calda
1 colher (chá) de cacau em pó (2g)
2 colheres (sopa) rasadas de chocolate em pó (16g)
¼ de xícara (chá) de leite (50ml)
½ xícara (chá) de creme de leite em lata (100g)
1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)
1 colher (chá) de essência de rum (5ml)
Recheio
250ml de creme de leite fresco, gelado
3 colheres (sopa) de açúcar refinado (60g)
½ xícara (chá) de creme de leite em lata (50g)
200g de chocolate meio amargo, derretido
1 pote de Nutella® (150g)
1 pitada de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)
Cobertura
250ml de creme de leite fresco
180g de chocolate meio amargo, picado
1 colher (sopa) cheia de manteiga em temperatura ambiente (20g)
Brilho
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (115g)
¾ de xícara (chá) de cacau em pó (60g)
¾ de xícara (chá) de creme de leite em lata (150g)
2 colheres (chá) de gelatina em pó incolor (8g)
3 colheres (sopa) de água, para hidratar a gelatina (45ml)
Modo de fazer:
Massa
Misture o açúcar com a farinha, o fermento e o sal. Adicione o chocolate dissolvido na água, o óleo, as gemas,e a baunilha e misture bem. Delicadamente, incorpore as claras. Coloque na fôrma com o fundo untado e enfarinhado e asse no forno preaquecido até que, ao espetar a massa com um palito, este saia seco. Desenforme morno e, depois de frio, corte em 3 camadas. Na fôrma em que a massa foi assada, coloque 1 camada da massa, umedeça com a calda e despeje metade do recheio. Coloque mais uma camada da massa, umedeça e complete com o recheio restante. Feche com a terceira camada da massa e pressione para nivelar. Leve à geladeira por cerca de 2 horas. Desenforme sem retirar o fundo e cubra com a cobertura alisando bem todo o topo e lateral. Mantenha na geladeira enquanto prepara o brilho. Coloque a torta sobre um apoio menor que a base e despeje o brilho de uma só vez, sobre o topo espalhando rapidamente com uma espátula ou faca sem serra. Deixe escorrer nas laterais. Reserve até escorrer o excesso e transfira para o prato escolhido. Decore a gosto e mantenha na geladeira até o momento de servir.
Calda
Misture o cacau com o chocolate, o leite e o creme de leite e leve ao fogo até levantar fervura. Depois de frio junte as essências. Utilize frio.
Recheio
Na velocidade mínima da batedeira, bata o creme de leite com o açúcar até obter um creme espesso.
Reserve na geladeira. Misture o chocolate derretido com a Nutella, o sal e a essência, e adicione aos poucos, o creme reservado. Utilize frio.
Cobertura
Aqueça o creme de leite sem ferver. Junte o chocolate e misture até derreter por completo. Por último, acrescente a manteiga. Leve para gelar. Bata na batedeira até obter um creme leve. Utilize em temperatura ambiente.
Brilho
Misture o açúcar de confeiteiro com o cacau. Junte o creme de leite e leve ao fogo, bem baixo, mexendo sempre até derreter o açúcar. Fora do fogo adicione a gelatina já hidratada na água e derretida no banho-maria. Utilize frio.
Rendimento: cerca de 12 porções
*Receita cedida pela marca União

Receitas de Sobremesas para o Domingo de Páscoa

A Páscoa é uma época de ressurreição e renascimento e também se tornou época de festa e comemoração, época de encontrar a família e de passar essa linda mensagem de paz e harmonia, pensando nisso selecionamos algumas receitas para essa dia especial.

Se você está a procura de sobremesas rápidas e que deixe os seus convidados com água na boca, derramando elogios sobre os seus dotes culinários, então as suas buscas acabaram, pois as receitas que hoje iremos ensinar são perfeitas para deixa-la orgulhosa de você mesma.


A receita de pavê de bombom sonho de valsa é apaixonante e não há quem resista a essa delícia.  E o melhor de tudo é que você não precisa ter nenhuma prática na cozinha para acertar no seu preparo. Confira abaixo os ingredientes e o modo de fazer e arrase!





Pavê de bombom sonho de valsa

Ingredientes para o creme de gemas :
- 1 lata de leite condensado
- A mesma medida (da lata) de leite
- 3 gemas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de amido de milho
Ingredientes para o creme de chocolate:
- 2 xícaras (chá) de leite
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de amido de milho
Ingredientes para a cobertura :
- 3 claras
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 1 lata de creme de leite (gelado e sem soro)
Outros ingredientes Para o pavê:
- 1 xícara (chá) de leite
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 pacote de biscoito champanhe
- 10 bombons Sonho de Valsa picados
- Raspas de chocolate para decorar
Modo de preparo do creme de gemas:
Em uma panela, misture todos os ingredientes. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Reserve.
Modo de preparo do creme de chocolate :
Em uma panela, misture todos os ingredientes. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Reserve.
Modo de preparo da cobertura:
Bata as claras na batedeira em velocidade máxima até ficarem bem firmes. Junte o açúcar e bata por 10 minutos. Acrescente o creme de leite, mexendo delicadamente.
Montagem do pavê:
Misture o leite com o chocolate em pó e umedeça os biscoitos. Forre com eles o fundo de uma fôrma refratária ou 8 taças individuais. Coloque o creme de gemas, espalhe os bombons picados, coloque o creme de chocolate e cubra com o suspiro. Decore com raspas de chocolate. Leve à geladeira por 3 horas antes de servir.
Dica:
É possível substituir o bombom Sonho de Valsa por 1 caixa de Bis picado.
Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 8 porções
Fonte receita e foto: garotas teen



Sobremesa fácil, rápida e deliciosa que vai fazer muito sucesso no almoço de páscoa. Experimente!


Bombom aberto de morango

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
1 colher (sopa) de margarina
200 gr de morango
Cobertura: 200 gr de chocolate meio amargo
1/2 caixinha de creme de leite

Modo de preparo:
Leve ao fogo o leite condensado, o leite e a margarina, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Coloque metade do brigadeiro branco no refratário, os morangos picados (reserve alguns para a enfeitar), a outra metade do brigadeiro branco e por cima coloque a cobertura de chocolate. Cobertura Leve ao fogo em banho-maria o tablete de chocolate para derreter. Em seguida acrescente o creme de leite.



Fonte: Lojas Eller



Escondidinho de morango


Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 bandejas de morangos limpos (600g)
1 lata de creme de leite
500g de chocolate meio amargo derretido

Cobertura:
1 xícara (chá) de nozes picadas

Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, coloque a lata de leite condensado, cubra com água, tampe a panela e leve ao fogo baixo por 40 minutos, após iniciada a pressão. Deixe esfriar totalmente. Em um refratário médio coloque os morangos e reserve. Em uma tigela, coloque o leite condensado cozido e o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Acrescente o chocolate derretido e misture. Espalhe sobre os morangos, cobrindo tudo. Polvilhe com as nozes e leve à geladeira por 3 horas.

Fonte: Lojas Eller


Pavê de morango e chantilly

Ingredientes:

. 1 lata de leite condensado 

. 1 ½ xícara (chá) de leite 
. 2 colheres (sopa) de amido de milho 
. 2 gemas 
. 1 caixinha (250 g) de morangos limpos e picados
. 1 xícara (chá) de suco de laranja 
. 1 xícara (chá) de chocolate ao leite picado 
. 20 biscoitos tipo champanhe 
. 1 xícara (chá) de chantilly batido

Para decorar: 

. Morango e calda de chocolate a gosto

Modo de preparo:


Em uma panela, coloque o leite condensado e 1 xícara do leite. Leve ao fogo até ferver. Em uma tigelinha, misture o leite restante - ½ xícara - com o amido e as gemas. Junte ao leite fervente mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e passe para uma tigela, cubra com filme plástico bem aderido ao creme e deixe esfriar. Em outra tigela, misture os morangos com o suco de laranja. Reserve.


Montagem: Escorra os morangos em uma peneira. Em um refratário, faça camadas de biscoitos regados com o suco escorrido dos morangos, creme, morangos, chocolate se for usar, terminando com morangos. Leve à geladeira por 2 horas. Cubra com o chantilly, decore a gosto e sirva ou deixe na geladeira até servir.

.





Pavê bicolor de bombom



Ingredientes

. 3 ovos
. 1 lata de leite condensado
. 1 1/2 copo e 1 lata de leite
. 1 pacote de biscoito maisena
. 8 bombons Ouro Branco®
. 4 colheres (sopa) de chocolate
. 1 colher (sopa) de amido de milho
. 7 colheres (sopa) de açúcar
. 1 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo

1. Separe as claras e as gemas dos ovos e reserve-as.

2. Faça o creme branco: em uma panela, junte o leite condensado, a lata de leite e as gemas. Misture bem e leve ao fogo até engrossar. Despeje em um refratário médio e reserve.


3. Sobre o creme, distribua uma camada de bolachas umedecidas em um pouco de leite. Cubra com 4 bombons Ouro Branco® picados e reserve.


4. Faça o creme de chocolate: em uma panela, junte o chocolate em pó, o amido dissolvido em 1 1/2 copo de leite e 5 colheres (sopa) de açúcar. Leve ao fogo, mexendo até engrossar e deixe esfriar.


5. Distribua o creme de chocolate sobre as bolachas, espalhando bem.


6. Prepare a cobertura: bata as claras em neve, acrescente 2 colheres (sopa) de açúcar e bata mais.


7. Junte o creme de leite, misture bem e cubra o pavê.


8. Decore o pavê com o restante dos bombons picados e leve ao freezer por 3 horas. Sirva gelado.


Dica: use a mesma medida da lata do leite condensado para o leite.


Tags: Receitas de sobremesas, receitas, sobremesas fáceis, sobremesas rápidas, sobremesa de chocolate, chocolates, almoço de páscoa, sobremesa de páscoa.

Fonte: M de Mulher


quinta-feira, 28 de março de 2013

Bacalhau com queijo e batata



Ingredientes

. 1 kg de bacalhau dessalgado
. 1/4 de xícara (chá) de azeite
. 1 cebola picada
. 2 dentes de alho picados
. 4 colheres (sopa) de manteiga
. 1 cebola pequena ralada
. 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 1 litro de leite
. Sal e pimenta a gosto
. 1 pitada de noz-moscada ralada
. 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
. 500 g de batatas cozidas e cortada em rodelas
. 150 g de mussarela ralada grossa

Modo de preparo

1. Afervente o bacalhau, escorra e desfie em lascas grandes. 

2. Em uma frigideira, aqueça o azeite, doure a cebola, o alho e misture o bacalhau. Desligue o fogo e deixe esfriar. 

3. Em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola. Misture a farinha de trigo, mexendo sem parar, por 2 minutos.

4. Aos poucos, e sem parar de mexer, acrescente o leite quente. 

5. Junte o sal, se necessário, a pimenta, a noz-moscada e cozinhe até engrossar. Desligue o fogo e misture o creme de leite.

6. Em um refratário, alterne camadas de batata, bacalhau e molho. Cubra com a mussarela e leve ao forno, preaquecido a 200 °C, até dourar.

Fonte: M de Mulher

Bobó de Bacalhau


Um prato da região do nordeste,feito com bacalhau ,macaxeira ,leite de coco e verduras que acompanha arroz branco e molho de pimenta 



Ingredientes
500g de bacalhau desalgado e sem espinhas
1.500kg de macaxeira descascada e cozida em água sem sal
4 cebolas médias cortadas em cubos bem pequenos
6 dentes de alhos amassados
4 tomates bem maduros cortados em cubos bem pequenos
1/2 pimentão verde cortados em cubos bem pequenos
1/2 pimentão vermelho cortados em cubos bem pequenos
1/2 maço de coentro com cebolinha bem picadinhos
2 colheres de sobremesa de colorau
1 folha de louro
2 envelopes de tempero pronto
pimenta do reino a gosto
1 pitada de açúcar
azeite suficiente para refogar

Modo de Preparo
Em uma panela ,refogue no azeite a cebola com o alho até ficar um pouco dourada .Acrescente o tomate ,o pimentão ,o coentro,o colarau ,o tempero pronto ,o açúcar ,a pimenta ,o louro e refogue-os por 15 minutos ,sempre mexendo e colocando um pouquinho de água para não queimar .Acrescente o bacalhau e refogue mais uns 5 minutos ,então reserve-o.Aos poucos no liquidificador coloque a macaxeira com o leite de coco e bata até desmanchar e coloque na reserva do refogado de bacalhau .Quando terminar de bater toda macaxeira leve ao fogo novamente mexendo sempre por 15 minutos acerte o sal e estará pronto . obs:este creme ficará na consistência de um mingau

Fonte: Receitas.com

Bacalhau de Creme



Ingredientes
4 postas de bacalhau demolhado
1 kg de batatas
2 colheres de azeite
1 cebola
1 couve-flor
3 cenouras médias
2 colheres de sopa de farinha de trigo
50 gr de manteiga
750 ml de leite
sal e pimenta a gosto
sumo de limão

Modo de Fazer

Descasque as batatas e as cenouras, lave-as e deixe-as inteiras. Lave bem a couve flor. Descasque a cebola e corte-a às rodelas. Ponha a cozer em água com sal, primeiro, as batatas e cenouras e a meio da cozedura coloque a couve flor e quase no fim (10 minutos antes) junte o bacalhau e as ervilhas.

Entretanto, leve ao lume a cebola com o azeite até alourar. Prepare o molho branco: num tacho leve ao lume as farinhas com o leite, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume, tempere com sal, pimenta, sumo de limão e junte a manteiga.

Quando tudo estiver cozido proceda da seguinte maneira: corte as batatas e as cenouras às rodelas; retire os raminhos à couve flor; retire as peles e espinhas ao bacalhau.

Num tabuleiro untado de manteiga, coloque em camadas as batatas, o bacalhau, as ervilhas, as cenouras, a couve flor e por cima espalhe um pouco de cebolada e azeite. Repita as camadas incuindo o resto da cebolada e acabe com batatas. Cubra com o molho branco.Leve ao forno aquecido a 190ºC durante 20 minutos para alourar. Sirva quente.

Fonte: Receitas.com