segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Kanten (Agar-Agar)

De origem asiática, o agar-agar foi consumido durante séculos como elemento básico nas dietas tradicionais de numerosos povos. A designação agar-agar provém do idioma malaio, onde agar significa gelatina e, como é tradição nas culturas da polinésia, repete-se duas vezes para dar ênfase,sendo a tradução gelatina-gelatina ou pura gelatina.
No Japão é conhecido como Kanten, que significa céu-frio, em alusão ao antigo método artesanal de congelamento-descongelamento natural. Os distintos tipos de algas dos quais é possível obter-se o agar-agar dão lugar a produtos com diferentes características.
o agar-agar forma uma gelatina vegetal transparente, muito rica em fibra solúvel (94,8%) e minerais, ideal para espessar e gelificar alimentos sem alterar ou adicionar qualquer sabor. É muito versátil e permite criar  diferentes géis, espumas e texturas.
Por se tratar de um aditivo natural extraído de algas marinhas, o agar dá origem a gelatinas vegetais cujo poder de gelificação é dez vezes superior às gelatinas de origem animal.
Constitui um complemento ideal para  dietas de emagrecimento. Previne o excesso de peso porque não contém calorias ao mesmo tempo em que apresenta um alto poder saciante, além de incluir 94,8% de fibra que permite a regulação do trânsito intestinal e a regeneração das paredes intestinais. Por último diminui a absorção de gorduras e colesterol. O agar está reconhecido pela FDA (United States of America Food and Drug Administration) como produto GRAS (Generally Recognized as Safe).
Além de todos os seus benefícios, é especialmente útil para vegetarianos, podendo ser aplicado em uma diversidade de preparações e pratos, como gelatinas, geléias, mousses, cremes, coberturas, recheios, iogurtes, marmeladas, etc.

Receita de Kanten com Frutas


Kanten: uma receita típica do Japão
Foto: Itaci

Ingredientes 

. 1 xícara de água
. 2 colheres (chá) de kanten (agar-agar) em pó
. 3/4 de xícara de açúcar
. Frutas frescas 

Modo de preparo

Misture o kanten com a água, dissolva e leve ao fogo até ferver. Se formar uma espuma sobre a mistura, retire-a com uma colher. Adicione o açúcar e mexa devagar, misturando bem, até levantar fervura novamente. Retire do fogo. 
Lave e corte as frutas como preferir. O ideal é que elas decorem a gelatina. Coloque-as em formas individuais ou no formato de sua preferência e acrescente o kanten até cobrir as frutas. Espere endurecer. Não é necessário levar à geladeira, mas, se preferir, o doce gelado combina com o verão.
Se quiser fazer uma variação mais oriental, acrescente uma colher (chá) de chá verde à água. Faça o chá e dissolva nele o kanten. Substitua as frutas por yokan (doce de feijão japonês).
Conteúdo do site CLAUDIA